Make your own free website on Tripod.com
 
 
 

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

AUTO-NEGAÇÃO:
A CONDIÇÃO EXIGIDA POR JESUS
PARA QUEM DESEJA SEGUÍ-LO

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
 
 
 
 

 
INTRODUÇÃO
 
 

Numa sociedade onde sempre predominou a auto-afirmação, a mesquinhez, o egoísmo e a opressão sobre o outro, Jesus oferece uma alternativa assustadora.

A História registra a disponibilidade com que os verdadeiros Cristãos aceitavam o sacrifício de suas próprias vidas por este ideal.

Além do amor desbragado, até mesmo aos inimigos, ele também nos orienta a lutarmos contra nós mesmos, contra nossos instintos e hábitos socialmente aceitos ou não, afrontando-nos com a possibilidade da perfeição.

Mas, de qualquer forma, estaremos aceitando um estilo de vida e rejeitando um outro oposto. Resta-nos saber qual deles será nosso eleito: A auto-afirmação ou a auto-negação.

Este tipo de procedimento se fundamenta no fato de que existe uma vida após a morte e uma lei de ação e reação, que determina o estado futuro daquele que passa desta "para uma outra melhor".

É um enorme desafio que tem permitido as organizações cristãs posteriores se sentirem à vontade para, diplomaticamente, negligenciá-lo e fazerem o que bem entendem, trucidando as orientações daqueles que afirmam ser seu salvador.

Mas, como ele mesmo disse: "São muitos os chamados e poucos os escolhidos."

É melhor ser escravo daquele que representa o mais elevado conceito de verdade, justiça, amor, perfeição e bem, do que de uma religião estéril, prostituída e diabólica.

Uma coisa é certa: não podemos julgar o Cristianismo pelos Cristãos que nos aborrecem com suas pregações mecânicas e superficiais, cheias de incoerência com a essência da doutrina encontrada nos manuscritos mais antigos ou em qualquer Bíblia que utilizam como se fosse um amuleto. Ou como uma muleta.
 
 

1. JESUS TAMBÉM NEGOU-SE A SI MESMO E TORNOU-SE SERVO/ESCRAVO DO PAI PARA NOS DAR O EXEMPLO
 

Mt:12:18: Eis aqui o meu servo, que escolhi, O meu amado, em quem a minha alma se compraz; Porei sobre ele o meu espírito, E anunciará aos gentios o juízo.
Fil 2:5: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
 
 

2. NOSSA CONDIÇÃO COMO SERVOS/ESCRAVOS DE DEUS
 

Lc 2:29: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Lc 16:13: Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
1Pt:2:16: Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
 
 

3. A CONDIÇÃO DE SERVO/ESCRAVO DO DISCÍPULO DE JESUS


Mt:10:24: Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
Mt:18:32: Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Jo 12:26: Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
Jo 13:16: Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Jo 15:20: Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Jo 18:36: Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
2Tm:2:24: E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
 
 

4. MESMO FAZENDO TUDO QUE NOS FOI MANDADO, AINDA SEREMOS SERVOS INÚTEIS PARA JESUS
 

Lc 17:10: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
 
 

5. O DISCÍPULO DE JESUS DEVE RENUNCIAR A TUDO PARA SEGUI-LO E ANUNCIAR O SEU REINO
 

Lc 9:60: Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
 
 

6. A LIBERDADE DO SERVO DE DEUS E DE JESUS E A ESCRAVIDÃO DO PECADO
 

Jo 8:31: Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33: Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 8:35: Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Rom:6:16: Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17: Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18: E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 20: Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. 22: Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
1Cor:7:21: Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
1Cor:7:22: Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
1Cor:7:23: Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
2Pt:2:19: Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
 
 

7. A CONDIÇÃO PARA DEIXAR DE SER SERVO/ESCRAVO DE JESUS E TORNAR-SE SEU AMIGO
 

Jo 15:14: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15: Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
 
 

8. A CONDIÇÃO DO DISCÍPULO DE JESUS COMO SERVO/ESCRAVO DE OUTRO
 

Mt:20:27: E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Mt:23:11: O maior dentre vós será vosso servo.
Mc 9:35: E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Mc 10:44: E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
1Cor:9:19: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
2Cor:4:5: Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
 
 

9. O ESPÍRITO SANTO É DERRAMADO SOBRE OS SERVOS/ESCRAVOS DE DEUS
 

Atos 2:18: E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
 
 

10. OS APÓSTOLOS SE POSICIONAVAM EXPLICITAMENTE COMO SERVOS/ESCRAVOS DO SENHOR
 

Atos 4:29: Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Atos 16:17: Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
Rom:1:1: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Fil 1:1: Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
Col:4:12: Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Ti:1:1: Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
Ti1:1: Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
2Pt:1:1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
Judas 1:1: Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
 
 

11. OS JUDEUS ERAM ESCRAVOS DA LEI MOSAICA. OS CRISTÃOS SÃO FILHOS DE DEUS.
 

Gal:4:3: Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Gal:4:4: Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Gal:4:5: Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gal:4:6: E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Gal:4:7: Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Gal:4:30: Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. 31: De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
 
 

12. O SERVO/ESCRAVO DE JESUS NÃO DEVE AGRADAR OS HOMENS
 

Gal:1:10: Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
 
 

13. É PROIBIDO O JULGAMENTO DE UM SERVO/ESCRAVO POR OUTRO
 

Rom:14:4: Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
 
 

14. O JULGAMENTO DOS SERVOS/ESCRAVOS
 

Mt:24:45: Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46: Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. 47: Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 48: Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; 49: E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, 50: Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, 51: E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mt:25:14: Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 19: E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 21: E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 23: Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 26: Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 30: Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Lc 12:37: Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
Lc 19:17: E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.
Lc 19:22: Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;
 
 

15. OS SERVOS/ESCRAVOS NO LIVRO DE APOCALIPSE
 

Rv:1:1: Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Rv:2:20: Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
Rv:6:11: E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Rv:7:3: Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
Rv:10:7: Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
Rv:11:18: E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
Rv:15:3: E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Rv:19:2: Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
Rv:19:5: E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
Rv:22:3: E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
Rv:22:6: E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
Rv:22:9: E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

 


- Fale com Heitor Reis: heitorreis@brfree.com.br
- Leia textos de Heitor Reis publicados por terceiros clicando aqui.
- Visite também o outro site de Heitor Reis, Ditadura Civil no Brasil.

Voltar para a página inicial 
 

clique aqui!
by Banner-Link