Make your own free website on Tripod.com
 
 
 
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

AMOR – O CORAÇÃO DA VIDA CRISTÃ

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


 
 
 

 

1. INTRODUÇÃO

2. A DIFERENÇA ENTRE O AMOR DO VELHO E DO NOVO TESTAMENTO; A CONDIÇÃO PARA SERMOS FILHOS DE DEUS; A PERFEIÇÃO

3. NÃO HÁ MANDAMENTO MAIOR QUE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO

4. DEUS DE AMOR; DEUS É AMOR

5. O AMOR DE DEUS POR JESUS

6. O AMOR DE DEUS POR NÓS

7. O AMOR DE JESUS PELOS DISCÍPULOS

8. O AMOR DO HOMEM DEDICADO A DEUS OU ÀS RIQUEZAS

9. QUEM AMA A JESUS, O OBEDECE; NOVO NASCIMENTO; DEUS É AMOR; DEUS HABITA EM QUEM OBEDECE SEU FILHO

10. O AMOR  DOS DISCÍPULOS DEDICADOS A JESUS CRISTO

11. O AMOR  AO ESPÍRITO

12. O AMOR DA PALAVRA DE DEUS

13. O AMOR DA VERDADE

14. O AMOR DO HOMEM PARA COM O PRÓXIMO

15. O AMOR DEVE SER A MOTIVAÇÃO PARA TUDO QUE FORMOS FAZER

16. O AMOR, A FÉ E OUTROS ATRIBUTOS

17. O ESPÍRITO DE AMOR

18. O AMOR DA JUSTIÇA

19. O AMOR ÀS TREVAS E AO MUNDO; E VICE-VERSA

20. O AMOR E O DIA DO JUÍZO

21. AS FESTAS DE AMOR

22. O PRIMEIRO AMOR

23. O AMOR ENTRE MARIDO, MULHER E FILHOS
 
 
 

1. INTRODUÇÃO
 

Na intenção de demonstrar toda a pureza da doutrina bíblica, apresentamos a seguir os versículos do NT (Novo Testamento), que mencionam sua maior doutrina, ou seja, o amor, num total aproximado de duzentas e setenta citações. Esta pesquisa abrange todos os versos que contem: amor, conjugações de amar e (alguns com) amigo.
 

Foi classificada por temas relevantes, visando destacar as várias nuançes do amor, diante de sua grande amplitude, numa ordem decrescente de Deus para o homem.
 

No grego, idioma adotado para o NT, encontramos o amor eros (erótico, sexual), filo (amizade: filosofia – amigo da sabedoria) e ágape (caridade, amor superior, desinteressado, gratuito, dar a vida pelo outro, espiritual). Contudo estes significados não são rígidos e podem se superpor, como ocorre em qualquer idioma.
 

A palavra "ágape" era usada para representar não somente o nível de sentimento existente nos primitivos cristãos, mas também a celebração, uma festa verdadeira mesmo, que faziam para compartilhar uns com os outros as Boas Novas trazidas por Jesus.
 

Hoje encontramos geralmente missas e cultos formais, mecânicos, onde o amor fraterno e divino vem há séculos sendo gradualmente substituído por técnicas de comunicação de massa e apelos descabidos às emoções e sentimentos superficiais. O "show biz" religioso, desvinculado da essência.
 

A divisão dos bens, que era um dos pontos máximos desta prática, tornou-se um esquecido evento histórico da cristandade, quando as igrejas-empresa visam prioritariamente o acúmulo de riquezas, numa alucinante competição com o Vaticano.

Tem razão aqueles que abandonam a fé para labutar nas plagas do ateísmo, do agnosticismo ou do materialismo, pois as organizações religiosas tem se tornado os maiores obstáculos a alguém, de sã consciência, praticar uma vida Ética e Moralmente sadia, justamente pela incoerência com o próprio amor preconizado em suas Escrituras Sagradas.
 

Naquela época, as reuniões eram feitas predominantemente nas casas dos adeptos, promovendo uma qualidade de relacionamento mais efetiva que a encontrada hoje, em função de não ser possível concentrar-se ali uma massa anônima, como a que freqüenta os templos.
 

É fundamental que iniciemos demonstrando explicitamente a diferença entre o amor vétero e neo-testamentário, justificando desta forma nosso enfoque concentrado no NT.
 

2. A DIFERENÇA ENTRE O AMOR DO VELHO E DO NOVO TESTAMENTO; A CONDIÇÃO PARA SERMOS FILHOS DE DEUS; A PERFEIÇÃO
 

 Mt:5:43: Ouvistes que foi dito [aos antigos]: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 46: Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 48: Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
 Lc:6:[27,32] 35: Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
 Col:3:14: E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
 
 

3. NÃO HÁ MANDAMENTO MAIOR QUE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO
 

 Mt:22:37: E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38: Este é o primeiro e grande mandamento. 39: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40: Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
 Mc:12:30: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 32: E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; 33: E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
 Lc:10:27: E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28: E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
 Jo:13:34: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
 Jo:15:12: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
 Jo:15:17: Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Rom:13:9: Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
 Gal:5:14: Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
 Ti:2:8: Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.   4. DEUS DE AMOR; DEUS É AMOR
 2Cor:13:11: Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.
1Jn:4:8: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
 

5. O AMOR DE DEUS POR JESUS
 

 Lc:3:22:  E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Mt:3:17:  Mc:1:11
 Mt:12:17: Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: 18: Eis aqui o meu servo, que escolhi, O meu amado, em quem a minha alma se compraz; Porei sobre ele o meu espírito, E anunciará aos gentios o juízo.
 Mt:17:5: E, estando ele (Pedro) ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Mc:9:7; Lc:9:35
 Jo:17:24: Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
 
 

6. O AMOR DE DEUS POR NÓS
 

 Lc:11:42: Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
 Jo:5:42: Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
 Jo:12:30: Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.
 Jo:17:23: Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. 26: E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
 Rom:5:5: E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
 Rom:5:8: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
 Rom:8:39: Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
 2Cor:13:14: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
 Ef:2:4: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
 Col:1:13: O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
 2Tess:3:5: Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.
 Ti:3:4: Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
 1Pe:1:20: O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
 1Jo:3:1: Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
 1Jo:4:9: Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
 1Jo:4:10: Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

 Judas1:21: Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
 
 

7. O AMOR DE JESUS PELOS DISCÍPULOS
 

 Mt:26:50: Jesus, porém, lhe disse (a Judas Iscariotes): Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
 Lc:12:4: E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
 Jo:11:3: Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. 11: Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 15: E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
 Jo:15:9: Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
 Jo:15:10: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
 Jo:15:13: Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
 2Cor:5:14: Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
 2Cor:8:9: Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
 Ef:3:19: E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
 Ef:5:2: E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
 1Tm:1:14: E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
 2Tm:1:13: Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
 
 

8. O AMOR DO HOMEM DEDICADO A DEUS OU ÀS RIQUEZAS
 

 Mt:6:24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lc:16:13
 1Tm:6:10: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
 
 

9. QUEM AMA A JESUS, O OBEDECE; NOVO NASCIMENTO; DEUS É AMOR; DEUS HABITA EM QUEM OBEDECE SEU FILHO
 

 [Lc:6:46: E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?]
 Jo:14:15: Se me amais, guardai os meus mandamentos. 21: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 23: Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
 Jo:15:14: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15: Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
 1Jo:4:7: Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
 1Jo:4:12: Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 16: E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
 1Jo:5:3: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
 2Jo:1:3: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.
 2Jo:1:6: E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
 3Jo:1:6: Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
 
 

10. AMOR  DOS DISCÍPULOS DEDICADOS A JESUS CRISTO
 

 Mt:10:39: Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. (ou salvará) Mt:16:25, Mc:8:35, Lc:9:24
 Mt:19:29: E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, (e do evangelho) receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mc:10:29
 Mc:13:9: Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Lc:21:12
 Mc:13:13: E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
 Lc:7:42: E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
 Jo:8:42: Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
 Jo:16:27: Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
 Jo:21:15: E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16: Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17: Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
 Rom:8:35: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
 Rom:8:36: Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro
 1Cor:4:10: Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
 2Cor:4:5: Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
 2Cor:4:11: E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
 2Cor:12:10: Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
 2Tm:4:8: Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
 1Pe:2:13: Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
 Apoc:12:11: E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
 
 

11. AMOR  AO ESPÍRITO
 

 Rom:15:30: E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;
 
 

12. AMOR DA PALAVRA DE DEUS
 

 Apoc:6:9: E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
 
 

13. AMOR DA VERDADE
 

 2Tess:2:10: E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
 2Jo:1:2: Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco:
 
 

14. AMOR DO HOMEM PARA COM O PRÓXIMO
 

 Mt:19:19: Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
 Mt:24:12: E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
 Jo:13:35: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
 Rom:9:3: Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
 Rom:12:9: O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
 Rom:13:8: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 10: O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
 Rom:14:15: Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
 1Cor:4:6: E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
 1Cor:4:21: Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?
 1Cor:8:1: Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
 1Cor:13:1: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2: E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3: E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 8: O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 13: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
 1Cor:14:1: Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
 2Cor:2:4: Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.
 2Cor:2:8: Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
 2Cor:2:10: E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;
 2Cor:4:15: Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
 2Cor:6:6: Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
 2Cor:8:7: Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.
 2Cor:8:8: Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.
 2Cor:8:24: Portanto, mostrai para com eles, e perante a face das igrejas, a prova do vosso amor, e da nossa glória acerca de vós.
 Gal:5:13: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
 Gal:5:22: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 Ef:1:4: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
 Ef:1:15: Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,
 Ef:3:17: Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
 Ef:4:2: Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
 Ef:4:15: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
 Ef:4:16: Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
 Fi:1:9: E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
 Fi:1:17: Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
 Fi:1:24: Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
 Fi:2:1: Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
 Fi:2:2: Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
 Col:1:4: Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos;
 Col:1:8: O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.
 Col:2:2: Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
 1Tess:1:3: Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
 1Tess:1:5: Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
 1Tess:3:6: Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós;
 1Tess:3:12: E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;
 1Tess:4:9: Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
 1Tess:5:8: Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
 1Tess:5:13: E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
 2Tess:1:3: Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,
 2Tm:2:10: Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
 2Tm:3:3: Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
 Filemon:1:5: Ouvindo do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos;
 Filemon:1:7: Tive grande gozo e consolação do teu amor, porque por ti, ó irmão, as entranhas dos santos foram recreadas.
 Filemon:1:9: Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo.
 Heb:6:10: Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
 Heb:10:24: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
 Heb:13:1: Permaneça o amor fraternal.
 1Pe:1:22: Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
 1Pe:3:10: Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
 1Pe:4:8: Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
 1Pe:5:14: Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.
 2Pe:1:7: E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
 1Jo:3:11: Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 16: Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17: Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.23: E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
 1Jo:4:11: Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 20: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
 2Jo 1:5: E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
 
 

15. O AMOR DEVE SER A MOTIVAÇÃO PARA TUDO QUE FORMOS FAZER
 

1Cor:16:14: Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. 24: O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.
 
 

16. O AMOR, A FÉ E OUTROS ATRIBUTOS
 

 Gal:5:6: Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
 Ef:6:23: Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
 1Tm:1:5: Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
 1Tm:2:15: Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
 1Tm:4:12: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
 1Tm:6:11: Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
 2Tm:3:10: Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
 2Tm:2:22: Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
 Ti:2:2: Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
 Judas1:2: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
 Apoc:2:19: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
 
 

17. ESPÍRITO DE AMOR
 

 2Tm:1:7: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
 
 

18. AMOR DA JUSTIÇA
 

 1Pe:3:14: Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
 
 

19. AMOR ÀS TREVAS E AO MUNDO; E VICE-VERSA
 

 Lc:11:43: Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
 Jo:3:19: E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
 Jo:15:19: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
 1Jo:2:15: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
 
 

20. O AMOR E O DIA DO JUÍZO
 

 1Jo:4:17: Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
 1Jo:4:18: No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.   21. AS FESTAS DE AMOR
 Judas1:12: Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
 
 

22. PRIMEIRO AMOR
 

 Apoc:2:4: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
 
 

23. AMOR ENTRE MARIDO, MULHER E FILHOS
 

 Ef:5:28: Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
 Ti:2:4: Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.
 

 


- Fale com Heitor Reis: heitorreis@brfree.com.br
- Leia textos de Heitor Reis publicados por terceiros clicando aqui.
- Visite também o outro site de Heitor Reis, Ditadura Civil no Brasil.

Voltar para a página inicial

 

clique aqui!

by Banner-Link